terça-feira, 30 de julho de 2013

Filmes de Terror baseados em fatos reais



Muitos dos filmes do gênero do terror, por incrível que pareçam, foram baseadas em obras escritas por autores que se inspiraram em episódios considerados verdadeiros
É óbvio que a realidade nem sempre consegue chamar tanto a atenção quanto a ficção, usando para fazer seus trabalhos o uso da poesia para impressionar os expectadores.

Um dos filmes mais famosos de todos os tempos é o lendário,

PSICOSE (Psycho) 1960 de Alfred Hitchcock




O filme é uma produção genuína de suspense sobre um assassino psicótico, Norman Bates, que "obedece"as ordens da sua falecida mãe, que tem o corpo mantido num lugar secreto perto do hotel que administra, assim ele assassina aqueles que decidem se hospedar no local, mostrando uma dupla personalidade marcante.


Antony Perkins
A realidade é que o autor original, Robert Block, se inspirou no famoso assassino de Wisconsin, Ed Gein que foi preso em 1957 por ter assassinado duas vítimas que lembravam a figura de sua falecida mãe. Ele fazia móveis da sua casa com os corpos e ainda vestia a pele na intenção de se tornar mulher.


Edward Theodore Gein


Além de Robert Block, Kim Henkel e Tobe Hooper se inspiraram em Ed Gein para fazer o filme "O Massacre da Serra Elétrica" de 1974 e Thomas Harris e Ted Tally também usaram o assassino para compor o personagem do filme "O Silêncio dos Inocentes" de 1991.



O ILUMINADO (The Shining) 1980 de Stanley Kubrick

O filme mostra um homem que foi contratado para ficar de vigia de um hotel no Colorado durante o inverno e vai com sua mulher e seu filho para lá. O isolamento começa a causar problemas mentais, ficando cada vez mais agressivo e perigoso. Ao mesmo tempo, seu filho começa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado devido ao mesmo isolamento.

Jack Nicholson


Stephen King baseou seu romance de 1977, que inspirou o filme, numa experiência que ele e sua mulher tiveram ao passarem uma noite num hotel em Colorado. O hotel estava próximo de fechar para a estação e eles eram os únicos clientes que se hospedaram nessa noite. Depois do jantar, o escritor teve um pesadelo, onde seu filho de 3 anos corria pelos corredores olhando para trás constantemente com os olhos arregalados e gritando muito pois estava sendo perseguido por uma mangueira de incêndio. King acordou de repente e estava todo suado e ao terminar de fumar um cigarro já tinha todo o esqueleto do livro.







BRINQUEDO ASSASSINO (Child's Play) 1988 de Tom Holland

O filme conta como um serial killer, através de seus conhecimentos em vodu, transfere sua alma para um boneco. Tal boneco acaba sendo um presente para um menino e este tenta alertar sobre o brinquedo, mas sua mãe e a polícia não acreditam nele. Somente após inúmeros assassinatos que eles acabam acreditando na história. O menino é o verdadeiro alvo do boneco pois só no corpo dele é que poderá continuar sua trajetória de matança, botando em risco a criança.


Don Mancini, o roteirista se inspirou numa vingança realizada por uma enfermeira jamaicana, que tinha habilidades com magia negra e vodu, que estava descontente com a família Otto. A enfermeira entregou ao filho da família, Eugene Otto um boneco possuído em Key West em 1904. O menino era constantemente flagrado conversando com o brinquedo que aparecia em lugares que não eram condizentes com seus movimentos. Certa noite o menino gritou desesperadamente e seus pais acordaram e viram móveis derrubados e a presença assustadora do brinquedo "Robert". Eugene morreu em 1974 e o brinquedo foi vendido à outra família e fatos similares foram relatados pela menina dessa família. Mesmo nos dias de hoje, ela ainda afirma que o brinquedo quer matá-la. "Robert" possui um site e está no Museu Martello, em Key West. Dizem que se você quiser tirar foto com o boneco, precisa pedir à ele e se ele virara a cabeça e mesmo assim você tirar a foto, ele pode amaldiçoar sua família.




A ÚLTIMA PROFECIA (The Mothman Prophecies) 2002 de Mark Pellington




O filme conta a história de John Klein, um jornalista que perde sua esposa em um acidente de carro. Sua esposa teria tido estranhas visões momentos antes do acidente fazendo com que ela mudasse de caminho e ocorrendo assim o acidente. O viúvo tenta levar uma vida normal quando numa viagem à trabalho acaba percorrendo com seu carro 650 km em apenas uma hora chegando em Point Pleasant onde acaba conhecendo a policial Connie Parker e o perturbado Gordon Smallwood, que também têm visões difíceis de acreditar. Uma série de fatos sobrenaturais anuncia que catástrofes sem precedentes vão acontecer e assim muitas pessoas podem morrer.

A verdade é que relatos de visões com uma criatura alada, tipo uma mariposa ocorreram em Point Pleasant, West Virginia durante longos 13 meses, de 1966 a 1967. Então em 15 de dezembro de 1967, a ponte Silver que liga Point Pleasant a Ohio, caiu sobre o rio Ohio matando 46 pessoas.





O EXORCISMO DE EMILY ROSE (The Exorcism of Emily Rose) 2005 de Scott Derrickson



















O filme mostra uma advogada amarga e cheia de ressentimentos que se envolve na defesa judicial do Padre Moore que ao executar um exorcismo acaba resultando na morte da possuída Emily Rose, uma universitária de 19 anos que tem estranhas manifestações não explicadas por especialistas da área médica.















O filme foi inspirado em Anneliese Michel uma garota alemã de 16 anos que em 1968 apresentou sintomas de possessão demoníaca. Durante anos ela se auto-flagelou, sofreu paralisia e teve visões estranhas até 1975, quando dois padres resolveram, durante 10 meses, realizar exorcismos alegando estar possuída por vários demônios. Nessa época, Anneliese mal comia, acabando morrendo de fome em julho de 1976 e seus pais e padres foram culpados por sua morte, mas apenas os eclesiásticos cumpriram 6 meses de prisão.

Anneliese Michel



THE GIRL NEXT DOOR (The Girl Next Door) 2007 de Gregory M. Wilson

No filme, Meg e Susan são duas irmãs que perdem seus pais em um acidente automibilístico e por ordem judicial acabam indo morar com a tia Ruth, que é uma mulher liberal, mas ao mesmo tempo perturbada. Ela defende radicalmente seus 3 filhos homens e então começa a fazer da vida das meninas um inferno. Meg principalmente, vira alvo das torturas físicas e psicológicas da tia. A única esperança das meninas é o vizinho David que acaba sendo testemunha das atrocidades da tia delas que acontecem no porão da casa dela com a ajuda dos filhos e outros vizinhos sádicos. Mas ele acaba tentando ajudar as meninas.




A história verdadeira é sobre o sofrimento de Sylvia Likens que foi duramente torturada por Gertrude Baniszewski, seus filhos e vizinhos do bairro no verão de 1965. Sylvia e sua irmã foram deixadas aos cuidados de Gertrude por $20 dólares a semana. Dentre as inúmeras torturas sofridas, a garota teve que colocar uma garrafa de coca-cola em sua região genital para se alimentar tanto das fezes como da urina, também foi escrito em seu estômago "Eu sou uma prostituta e me orgulho disso". Muitas sessões de queimaduras, surras, estupros e cortes, ela acabou morrendo por hemorragia cerebral e desnutrição em 26 de outubro de 1965. Gertrude foi condenada por assassinato em 1o grau e os meninos à 2 anos de prisão. Gertrude foi solta por bom comportamento em 1985 e se mudou para Iowa com o novo nome de Nadine van Fossan e morreu de cancêr em 1990. A casa serviu para visitas e foi demolida em 2009 dando lugar à uma igreja. Até hoje o assassinato de Sylvia é considerado o mais chocante de Indiana.

Sylvia Likens




Espero ter esclarecido algumas histórias de filmes de terror até então imaginadas como ficção. 
É a ficção imitando a realidade!!! Cruel, não???

Bjks
Flavia




Nenhum comentário:

Postar um comentário